Apresentação do Projeto

Quando se trata de Planejamento e Gestão Turística, a premissa de que o sucesso de um negócio turístico depende da sua conexão com o ambiente externo, e de um produto posicionado que se torne referência no mercado precisa ser construído.

Destinos, empresas e produtos turísticos necessitam estar preparados para atender a demanda real ou potencial de forma competitiva, pois em um ambiente com concorrência acirrada, o acesso à oferta deve ser facilitado por meio das tecnologias de rede.

Assim, é vital buscar a construção de um conjunto de experiências turísticas para atender o segmento de mercado que mais seja adequado para um destino, negócio ou produto turístico.

Para a formulação de um Plano de Mercado eficiente, é necessário olhar com imparcialidade para o destino ou roteiro turístico, buscando as mudanças e inovações necessárias – pois o mundo muda constantemente – no esforço de atender às necessidades mercadológicas e apresentar a diferenciação da concorrência.

Estar conectado com as tendências tecnológicas, sociais, econômicas e comportamentais, para alcançar o processo estratégico e de posicionamento da marca turística, se mostram fatores pela busca da particularidade presente na busca pela qualificação e diferencial de mercado.

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RESUMO
I7TV PRODUÇÕES

Ferramentas, Estratégias e Ações

01

Ação Banco de Imagens do município (vídeos e fotos)

RESULTADO ESPERADO
O objetivo é disponibilizar um conjunto de imagens (fotos e vídeos) para que o trade possa utilizar gratuitamente;

COMO SERÁ FEITO?
Visita às principais regiões do município, registrando belíssimas imagens, todo este material será disponibilizado gratuitamente ao trade e atodos que necessitem de fotos e vídeos.





02

Ação Criação de Vídeos institucionais para o município/destino

RESULTADO ESPERADO
Vídeos mostrando as belezas do município/destino (turismo, gastronomia, cultura, infraestrutura)

COMO SERÁ FEITO?
Geração de vídeos em diversos formatos e tamanhos, dando enfase às belezas do município/destino, sua cultura, sua infraestrutura e suas pessoas.








03

Ação Criação de Vídeos para cada atrativo turístico formatado

RESULTADO ESPERADO
Objetivo é ter ao menos 1 VT apresentando o atrativo;

COMO SERÁ FEITO?
Cada atrativo que for cadastrado no sistema, receberá um VT comercial de 30 segundos, para que o turista possa visualizar o local aonde ele irá conhecer;









04

Ação Fotos para cada atrativo

RESULTADO ESPERADO
Fotos de alta qualidade, ser utilizada no site, app e também nas redes sociais;

COMO SERÁ FEITO?
Todos atrativos receberão fotos de alta resolução para divulgação no site do município e nas redes sociais









05

Ação Desenvolvimento da arte de um folder (com QRCODE) com todos os roteiros e as principais informações turística; Também uma arte Instagramável para cada atrativo;

RESULTADO ESPERADO
Para que seja confeccionado um folder do destino turístico, este servirá para o público nos eventos; Já a outra arte tem o objetivo de permitir o turista publicar nas redes sociais o local que ele esta visitando;

COMO SERÁ FEITO?
Criação de um material publicitario, moderno mostrando os roteiros disponíveis no município. Entrega de uma arte instagramável alinhado ao atrativo;





RESUMO
SKOOBTUR E/OU ECOBOOKING

Ferramentas, Estratégias e Ações

01

Ação Implantação de um sistema online de gestão do turismo

RESULTADO ESPERADO
Possibilidade da emissão de Voucher pelas Agencias/Outros e também pelo próprio portal turístico do município, possibilitando o pagamento dos Vouchers na emissão. Gerenciamento do Fluxo de pessoas que irão a cada atrativo, controle de capacidade de carga, avaliação dos produtos/serviços pelos visitantes.

COMO SERÁ FEITO?
Serão cadastrados todos os roteiros formatados (com seus respectivos fornecedores), todas as hospedagens, bares, restaurantes, o trade de forma geral. Também será disponibilizado aos turistas a reserva e a compra com cartão de crédito;








02

Ação Treinamento a todos os usuários que irão operar o sistema

RESULTADO ESPERADO
Usuários do sistema, aptos para bem utilizar o sistema;

COMO SERÁ FEITO?
Oficinas de treinamentos. Nós preparamos também uma coleção completa de Vídeos onde você poderá esclarecer as suas principais dúvidas para utilização do software. Além disso, você receberá por e-mail um treinamento específico para o uso do sistema.








03

Ação Suporte aos Usuários

RESULTADO ESPERADO
Dúvidas de operação que surgirem após o treinamento;

COMO SERÁ FEITO?
A qualquer momento poderá contar com a sala de conversa da Ecobooking para tirar as dúvidas;









04

Ação Manutenção e possíveis ajustes no sistema. Cuidar/Backup do Banco de Dados

RESULTADO ESPERADO
Manutenção preventiva e também algum ajuste necessário para o bom funcionamento;

COMO SERÁ FEITO?
Manter o sistema em perfeito funcionamento, 24 x 7.









05

Ação Sistema de Gestão do COMTUR. Sistema de Gestão de Eventos

RESULTADO ESPERADO
Para que a diretoria do COMTUR possa dar maior transparência e comunicação a todas as reuniões e ações do conselho com o trade; O outro sistema, tem o objetivo de facilitar o controle de reservas do Centro de Eventos do município;

COMO SERÁ FEITO?
Disponibilizar um sistema on-line de gestão para o COMTUR; Disponibilizar um sistema on-line para que a entidade que for fazer a gestão do Centro de Eventos, possa registrar todas as reservas com informações importantes para a transparência e divulgação nas redes sociais;





Empresas Integrantes

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Consultoria em Turismo

Icone

Soluções personalizadas em organização e desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo.

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Sistema

Ecobooking

Sistema de Gestão do Turismo na nuvem, que produz dados estatísticos, inclusive gráficos que traçam a perfil do turista.

Audiovisual

I7TV

Produtora: Produção audiovisual - Marketing - Identidade Visual

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Marketing Digital

BizMD

Facebook, Instagram e Google Ads, campanhas, criação de conteúdo, planejamento de ações on-line e off-line. Criação de sites

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Sistema

Skoobtur

Plataforma colaborativa de marketplace em passeios turísticos, com o objetivo de facilitar a compra de passeios turísticos pelos visitantes.



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CONSULTORIA, PLANEJAMENTO E GESTÃO TURÍSTICA

A gestão turística estadual e municipal vem exigindo que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informações, que possibilitem a construção do planejamento turístico de modo estrategicamente configurado no contexto situacional atual.
Para se desenvolver as potencialidades turísticas de uma região e/ou município, é imprescindível que haja planejamento e integração dos serviços e equipamentos de apoio e turísticos que compõe a estrutura do município, com informações confiáveis como base para análises e decisões acertadas.
O levantamento de informações turísticas e de apoio é fundamental para a construção de um pensamento estratégico, pertinente com a realidade atual e sobre aquilo que se pretende em relação ao destino a médio e longo prazo.
Para isso, o inventário da oferta turística é a primeira etapa de um Plano de Ação a ser construído em uma localidade, com ações voltadas para o turismo com potencialidade e/ou vocação turística.
O mesmo consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, estrutura de apoio ao turismo, instâncias de gestão e outras condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento.
A premissa é de auxiliar os municípios, através desse levantamento de sua infraestrutura e atrativos com a finalidade de reconhecer o que for passível de utilização para fins turísticos, de modo participativo e sustentável.
É possível embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo a partir da adoção de uma metodologia-padrão para inventariar a oferta turística no país.
A potencialidade turística reprimida de cada município deve ser mapeada e estruturada em ações pontuais e alinhadas de acordo com as propostas condizentes com o Ministério do Turismo mediante vocação existente: Turismo Rural, Ecoturismo, Espeleoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Pesca, Turismo de Praia e Turismo Gastronômico.
Após análise dos indicadores mapeados, em um segundo momento as atividades estarão in loco na localidade, para adequar as informações levantadas em campo nas etapas 2 e 3.
O objetivo é de fortalecer a economia local, construindo projetos pontuais em parceria entre o poder público e a iniciativa privada, para gerar emprego, renda, desenvolvimento com base local de modo sustentável, permitindo que futuramente a localidade torne-se menos dependentes financeiramente dos Governos e mais autônoma, integrada e com políticas de turismo participativas.
Buscaremos assim na versão final propor rotas de desenvolvimento endógeno sustentável, integrando o município mapeado com os demais da região em questão, de modo que cada localidade cumpra suas funções de construção do inventário da oferta turística.
Tal trabalho vem de encontro com as pretensões de se ajustar perante o Ministério do Turismo e as Fundações voltadas a investimentos socioeconômicos, que acreditam que o desenvolvimento das comunidades começa pelo desenvolvimento das pessoas, tendo como ponto de partida de suas ações a identificação do potencial humano nos locais onde atuam.
A partir disso, é possível mobilizar esforços e trabalhar para estruturar o potencial em desenvolvimento real, capaz de projetar novas perspectivas e transformar realidades, evidenciando o compromisso e forma de pertencer e caminhar junto com as comunidades para melhorar o local onde vivem.
Como base de construção do Plano de Ação, através do turismo nos municípios, é possível atrelar as ações nas premissas dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos termos das políticas públicas que serão tratadas como contribuições para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável nessas localidades, interligando diante dos 17 Objetivos e 169 Metas, aqueles que vierem de encontro com os trabalhos construídos nas Regiões Turísticas.
Com o material consolidado, será possível mensurar de forma específica qual ação deverá ser trabalhada no respectivo recorte territorial, para buscar junto a Órgãos como o MTur, apoio técnico e/ou financeiro, visando estruturar o trabalho quanto a promoção, infraestrutura ou ainda formação do conselho municipal de turismo.

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